Pode dar mamadeira, só às vezes?

Volta e meia eu recebo a seguinte pergunta: “Mas Dai, será que tem problema mesmo oferecer mamadeira só uma vezinha por dia, quando eu estiver no trabalho? É que fulano que vai ficar cuidando não quer dar no copinho”. Vamos falar sobre isso.🤓

Na maternidade fazemos escolhas o tempo inteiro, não é mesmo? Muitas delas inclusive vão de encontro ao que está no pacote da maternidade perfeita.

Eu costumo comparar as escolhas de maternagem com a construção de uma casa.🏡 Para cada etapa existirão os melhores materiais, das melhores marcas, com a maior durabilidade… Você sabe qual o piso de melhor qualidade, o melhor modelo de sofá, a torneira mais linda. Mas nem sempre vai poder pagar por tudo aquilo. Você provavelmente consultará um engenheiro ou arquiteto e escolherá as suas prioridades – onde irá investir mais, se na fundação ou nos acabamentos – e fazer o melhor que puder no restante. Mas o engenheiro nunca te dirá que está ok usar areia de praia na sua laje.

As escolhas da amamentação seguem o mesmo esquema. Como facilitadora, o meu papel é dar todo o suporte e informações para proteção do aleitamento materno E apoiar as famílias nas escolhas conscientes que fizerem. E por escolha eu entendo que seja baseada em informações completas e corretas. Então o que vão ouvir de mim são todos os prejuízos que a mamadeira pode causar e quais são as alternativas. Ainda assim podem escolher correr o risco.

Já acompanhei uma família que optou por continuar com a mamadeira (após uma confusão de bicos causada por orientação irresponsável de um pediatra) e passei a atuar fornecendo informações para redução de danos. O que não dá pra esperar é que um profissional ético diga que está tudo bem dar bico artificial, que não tem consequências, porque pode ter consequências sim.